quinta-feira, 8 de março de 2012

Modificadores: adjetivos e advérbios.


Era Uma Brincadeira / Sonhos

Peninha

Tudo era apenas uma brincadeira
e foi crescendo, crescendo me absorvendo
e de repente eu me vi assim completamente seu
vi a minha força amarrada no teu passo
vi que sem você não tem caminho eu não me acho
Vi um grande amor gritar dentro de mim como eu sonhei um dia

Quando o meu mundo era mais mundo e todo mundo admitia
Uma mudança muito estranha, mais pureza, mais carinho, mais calma, mais alegria
No meu jeito de me dar

Quando a canção se fez mais forte, mais sentida
Quando a poesia realmente fez folia em minha vida
Você veio me contar dessa paixão inesperada por outra pessoa

Mas não tem revolta não
Eu só quero que você se encontre
Ter saudade até que é bom
é melhor que caminhar vazio
A esperança é um dom que eu tenho em mim (eu tenho sim)

Não tem desespero, não
Você me ensinou milhões de coisas
Tem um sonho em minhas mãos
Amanhã será um novo dia
Certamente eu vou ser mais feliz

1. A canção acima é organizada em dois momentos: antes e depois da amante falar da paixão inesperada por outra pessoa. Analise os dois momentos e discuta como o eu-lírico encara a desilusão amorosa.

2. Indique qual o sentido da repetição da palavra “crescendo” no segundo verso.

3. Em “Você veio me contar dessa paixão inesperada por outra pessoa”, o termo em destaque cumpre função de adjetivo. Indique qual o substantivo que ele modifica.

4. No verso, “Uma mudança muito estranha”, há dois modificadores, identifique suas classes e que palavras eles modificam.

5. “Certamente eu vou ser mais feliz”.

No verso acima, substitua o termo em destaque por outro equivalente, em seguida indique qual o termo que ele modifica.

6. Na canção Fugidinha de Michel Teló, há o seguinte verso “Logo agora que eu fiquei legal”. Observe que “legal” na oração modifica um verbo. Substitua o termo legal por outro equivalente e em seguida construa uma frase em que “legal” funcione como adjetivo.

7. Na canção Ai se eu te pego de Michel Teló, há no verso “E passou a menina mais linda” dois modificadores. Identifique-os, diga a qual classe de palavras pertencem e indique quais termos modificam.



3 comentários:

  1. Não consigo formular uma resposta p as questões 5 e 6.
    Me dá um help? Um ex.?

    ResponderExcluir
  2. Jéssica,
    Que bom que já tentou fazer os exercícios. As duas questões pedem para substituir por um termo equivalente, ou seja, que têm o mesmo sentido, na questão 5, o termo que você irá colocar no lugar, deve ter o mesmo sentido que "certamente" e no caso da questão 6, o termo deve ter o mesmo sentido que "legal". Ajudou? Qualquer coisa, me manda um email: laryssanaumann@gmail.com. Bons estudos!

    ResponderExcluir